A importância dos exames pré-natal

Sexagem Fetal – E aí? Menino ou menina?
19 de julho de 2018

Exames pré-natal são obrigatórios, conforme determinação do Ministério da Saúde, e por isso as gestantes precisam estar atentas aos prazos.
Confira a lista de alguns exames importantes e necessários para todas as gestantes:

1. Fezes
2. Glicemia em jejum
3. Grupo sanguíneo (sistema ABO) e fator Rh
4. Hemograma completo
5. Papanicolau
6. Reação para toxoplasmose e rubéola
7. Sorologia para HIV
8. Sorologias para hepatites virais
9. Sorologia para citomegalovírus
10. Ultrassonografia
11. Urina

Entenda alguns deles:
Hemograma completo: Importante para avaliar se a gestante está com anemia. Além disso o exame permite a análise das plaquetas indica como está a coagulação e os glóbulos brancos, ajuda também a identificar como está o sistema imunológico e se há algum infecção dentro do corpo.

Glicemia: este exame é realizado para verificar a quantidade de glicose presente no sangue, evitando assim quadro de diabetes gestacional que ocorre quando as taxas estão acima do normal.
A diabetes gestacional oferece risco a mãe e ao bebe e por isso é tão importante acompanhar o indicie glicêmico durante toda a gestação.
Para realização do exame de glicemiade jejum pede a ausência de alimentação pelo mínimo de 8 horas. Já a curva glicêmica precisa da ingestão de açúcar duas horas antes do exame.
Sistema ABO e fator Rh: Importante exame, serve para identificar o grupo sanguínea da mãe, contribuindo assim em caso de necessidade de transfusão sanguínea.
O fator Rh é mais importante: Quando a mãe possui fator diferente do bebe, pode obter um quadro chamado eritoblastose fetal, que ocorre no parto, quando os sangues entram em contato, são formados anticorpos anti-Rh no corpo da mãe, que podem destruir as hemácias do próximo bebê Rh+ que ela tiver. Para evitar que isso aconteça, é ministrado um medicamento após o parto que impede que esses anticorpos se formem.

Sorologia para HIV e VDRL: mãe é soropositiva para HIV, ou seja, tem chances de desenvolver AIDS. Já o segundo mostra se a mãe está contaminada com a bactéria que causa sífilis. Ambos afetam a mãe e o bebê, e por isso é tão necessário o diagnóstico. O HIV prejudica o sistema imunológico, já a sífilis congênita pode causar problemas no sistema nervoso central e coração, entre outros órgãos.

Reação para toxoplasmose e para rubéola: Este exame serve para detectar se a gestante já teve algum contato com os causadores dessas duas doenças. A toxoplasmose ataca e destrói tecidos, por isso pode provocar sequelas para o bebê além de má malformações. A rubéola pode trazer complicações neurológicas, cegueira e surdez para a futura criança.

Nossa equipe está pronta para sanar todas as suas dúvidas e orientar as futuras mamães, gestantes e bebês nos cuidados necessários para se ter uma gestação saudável. Ligue e informe-se sobre esses e outros exames.

Central de atendimento (46) 3523-4201

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *